quarta-feira, 28 de maio de 2014

Fidelidade de Deus

"...vivifica-nos, e invocaremos teu nome. Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faz resplandecer o teu rosto, e seremos salvos." Salmo 80.18b-19

      Hoje demos início ao segundo Livro de Reis. O tema geral dos Livros de Reis é a fidelidade de Deus para com o seu povo da aliança. Na história de hoje, em especial, podemos perceber a bondade de Deus e seu cuidado para com os seus amados. Elias é avisado por Deus que será tomado por Ele ao céu e, para isso, começa a se despedir do seu discípulo, Eliseu. Eliseu sente pela partida do seu senhor e promete acompanhá-lo para onde for sem o deixar. Pelo caminho, os discípulos dos profetas das cidades por onde passavam vinham avisar Eliseu do fim do tempo ao lado do seu senhor. Consigo sentir, nas palavras de Eliseu, a tristeza que acompanhava seu coração: "Também eu o sei; calai-vos" (2Rs 2.3b), ele sempre respondia aos homens. Minha imaginação permite-me pensar no medo que tomava conta de Eliseu. Talvez ele pensasse: "Como posso seguir sozinho?"; ou "O que será de mim sem as orientações do meu senhor?"; ou quem sabe ainda "Não sou capaz de seguir só". 

      De toda forma, Eliseu sabia o que haveria de acontecer. Deus fazia questão de lembrá-lo constantemente. Eliseu também sabia que jamais seria capaz de seguir os passos de Elias com suas próprias forças. Assim, pediu uma "porção dobrada" do espírito de Elias. Estava buscando uma herança espiritual, pois tinha consciência da grande tarefa que estava diante dele. Em toda caminhada, Deus não o desamparou. Esteve presente durante o discipulado com Elias. Preparou-o para a partida de seu senhor. Derramou sobre ele o poder concedido pelo Espírito Santo para prosseguir o ministério. Pude perceber que assim Deus age em nossas vidas. Nos molda e constrói nosso caráter através dos irmãos pelo discipulado. Nos prepara nas tribulações fortalecendo nossa fé, como diz em Romanos 5.3-5 (NVI): "Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu." Enfim, o Senhor nos impulsiona ao trabalho, nos chama a cooperar na edificação da sua obra. Você aceita arregaçar as magas?

Ana Cristina Lohmann da Silva
Teresina/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário