sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

"A pepita entre os cascalhos”

           Nestes dias nós estamos lendo nossos capítulos no livro de Êxodo. A partir do capítulo 22 viemos nos deparando com as leis ritualísticas do culto e do sacerdócio, regras sociais e de vivência comunitária de Israel. Este também será o assunto em Levíticos. Depois em Números vamos nos deparar com o recenseamento das Doze tribos de Israel com listas de nomes sem fim.
Parecem leituras áridas e somos tentados e olhar por cima.  As vezes pensamos que alguns trechos da Bíblia são como uma pedreira na beira de um deserto. Isto me lembra uma vez que estava diante de uma montanha de cascalho num garimpo no sul do Pará. E os garimpeiros estavam mais uma vez passando aqueles pedregulhos na água e nas bateias. De repente encontraram uma pepita bem grande. Foi uma festa!
        Quero encorajá-los a lerem todos estes capítulos áridos com atenção. E com atenção redobrada. Quem sabe você até já passou por estes textos "chatos" uma vez ou mais vezes e não achou nada. Passe os capítulos mais uma vez. A cada dia Deus lhe reservou uma pequena pepita para enriquecer seu dia.
           Nesta manhã li os últimos capítulos de Êxodos conforme nosso roteiro: vestes sacerdotais, peitoral, tabernáculo... E ai surge minha pepita para este dia: Êxodo 39.42-43 - “Os israelitas fizeram todo o trabalho conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés. Moisés inspecionou a obra e viu que tinham feito tudo como o Senhor tinha ordenado. Então Moisés
os abençoou".
         A minha pepita para hoje me diz que a obra de Deus está por ser feita, que há pessoas que estão disposta a se envolverem nesta obra, que todo o trabalho precisa ser supervisionado e quando todo está pronto a benção de Deus é derramada sobre todos.

Boa leitura e um abração.

Sergio A. Schaefer


Nenhum comentário:

Postar um comentário